domingo, 13 de setembro de 2009

Descascando o abacaxi...

Bem de acordo com o cronograma logo após o texto de Petitto, assistiu-se a um vídeo sobre uma tal Geração c,...Bem a reflexão sobre esta atividade... vai ficar faltando no blog, já que eu realmente não assisti a este vídeo... mas bola para frente....O segundo vídeo... Metodologia ou Tecnologia, é em sí bem completo, e verdadeiro. Já que cada tecnologia exige uma metodologia de ensino diferente, mas geralmente, como não são capacitados para tal habilidade, muitas vezes os docentes utilizam a mesma metodologia de ensino, com ou sem o uso dos componentes tecnológicos em sala... o que acaba por desestimular aos alunos.


Segundo o cronograma, o próximo texto lido e discutido em classe foi: Conceitos e Reflexões sobre TE.
... Bem este texto, faz reflexões quanto ao uso das tecnologias em nossas vidas... apresenta a incorporação de diversos instrumentos tecnológicos no ambiente educacional (passando do livro didático, ao computador) , enquanto expõe as visões tecnicistas em relação à utilização de tecnologias na sociedade, relacionando as diferenças entre o computador e outros recursos tecnológicos, além de conceituar os termos "técnica"(relacionada com as mudança na produção) e " tecnologia educacional".

Fazendo uma retomada histórica sobre a utilização da tecnologia no processo e ambiente educacional.... O livro foi o primeiro instrumento tecnológico utilizado no ambiente educacional (... e viva a imprensa...) e até os dias de hoje, possui um importante papel no processo de ensino-aprendizagem.

Com o passar dos anos, (...e com as constantes evoluções tecnológicas...) as escolas tentaram acompanhar os tempos, adquirindo e tentando utilizar recursos distintos, no processo educacional tais como: o rádio, a televisão e o computador... e como a Tecnologia Educacional se relaciona à prática do ensino baseado nas teorias e no uso das comunicacões e destes, fica patente a necessidade, de se definir a forma de uso desses recursos para fins educacionais, através da definição de objetivos a que se pretenda alcançar, não se esquecendo de avaliar os beneficios e limitações aos quais estes recursos estão submetidos. . . bem eu já falei...(leia-se aí: escrevi...) D +... então eu fico por aqui... até breve :)

Um comentário: